
"Carne de porco, peru, chester e cerveja são os produtos que sempre se destacam nesta época do ano e que estão mais baratos no comparativo com 2017. Por outro lado, aqueles produtos com matéria prima cotada em dólar, caso dos Panetones, ou importados, como vinhos, espumantes e bacalhau, vão apresentar alta significativa no preço", explicou o economista da APAS, Thiago Berka.
"Como muitos produtos são vendidos somente nesta época do ano, se os supermercados sentirem que estão com uma demanda reprimida tendem a fazer promoções para reduzir os estoques e vender mais, ajudando ao consumidor gastar menos na ceia", comentou Berka, que calcula acréscimo de 2% nas vendas de Natal em 2018 em relação a 2017.
"Os panetones são um dos símbolos do Natal no Brasil. A indústria, percebendo isso, reinventou o produto com diversas variações de sabores, formatos e agregando suas marcas líderes ao produto. Esta mudança fez com que a penetração de panetones nos lares do país subissem para 53%", comentou Berka, sobre este que seja o item mais lembrado na época das festas.