E as vendas do setor supermercadista, acumularam alta de 1,11% entre janeiro e setembro de 2.017, se comparado ao mesmo período do ano passado, conforme o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
"As vendas do setor supermercadista estão baseadas na queda da inflação, que aumenta o poder aquisitivo e gera mais demanda. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de setembro ficou em 0,16%. No ano, o índice acumula 1,78%, o menor resultado acumulado no ano registrado em um mês de setembro desde 1998 (que registrou 1,42%)", destaca o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.
"As expectativas para os próximos meses estão positivas. A antecipação do pagamento do PIS/Pasep para idosos, que beneficiará 9 milhões de pessoas, e vai injetar mais de R$ 15 bilhões na economia, o 13º salário, que já está começando a ser pago, aliado à queda dos juros, são alguns fatores que poderão dar um impulso a mais no consumo dos brasileiros", conclui Sanzovo Neto.
Em setembro, as principais quedas de produtos foram: cebola, batata, tomate e feijão. Já as altas foram: biscoito cream cracker, shampoo, pernil e cerveja.