Desde 2.002, o restaurante Dona Carmela encanta o público, na zona norte de São Paulo. A casa traz o clima campestre da Itália, com tijolos aparentes, pé-direito alto, decoração rústica e castiçais sobre as mesas.
A nova aposta da casa, são os pratos de massas artesanais mais leves, diferenciando-se de muitas outras cantinas, que possuem ótimos pratos, mas muitas vezes fortes e que não agradam totalmente ao público.
Os chefs Marcelo Facini e Nadia Campeotto, são os responsáveis, por essa nova façanha da casa. "A proposta foi manter o DNA da marca, que é comfort food. Manter a tradição de receitas familiares, da nossa avó Carmela, que era de Milão, mas também atender às novas demandas, como consumidores com alergia a glúten, lactose, doenças autoimunes, público mais jovem e já preocupado em manter a forma", explica o restaurateur Michel Kerlakian, sócio da casa.
Os destaques de entrada são: a caponata de casca de banana, a maionese funcional de painço e o tabule de quinua. Todos acompanham pão caseiro sem glúten.
Nhoque de biomassa de banana verde com molho ao sugo, risoto de arroz negro com cogumelos, alho poró, vinho do Porto e castanhas de caju, ou salmão marinado em chá verde, guarnecido de purê de batata com legumes e couve, são opções de pratos mais saudáveis.
"Entre outros ingredientes, introduzimos algo poderoso, um item considerado prebiótico, a biomassa de banana verde. A biomassa é um remédio natural que melhora a imunidade, traz saciedade, ativa a serotonina e regula o intestino, fazendo-o funcionar como um relógio. Excluímos do menu ingredientes com glúten, leite e derivados", explica o chef Marcelo Facini.
Serviço:
Rua Doutor César, 944, Santana, São Paulo, SP, Tel. (11) 2283-2458 - www.donacarmela.com.br
Foto: Mauro Holanda
Foto: Rodrigo Zorzi