Ponto Frio à venda

A segunda maior rede varejista do país - Ponto Frio, está à venda. Sua controladora, a Globex Utilidades S. A., enviou à Comissão de Valores Imobiliários (CVM), comunicado informando que a empresa contratou uma assessoria - que vai ajudar a organização a achar um novo dono. Nos últimos meses, a rede perdeu movimento de forma assustadora. Segundo fontes, a principal empresa afim de "abocanhar" o Ponto Frio, é a Lojas Americanas, e outras redes como Elektra e Copel correm por fora. Vale ressaltar que nos últimos anos, as Lojas Americanas, controlada pelos investidores Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sucupira e Marcel Telles - fizeram três aquisições de nível: Submarino (vendas pela internet); Shoptime (vendas pela TV) e Blockbuster (locadora de vídeos). Segundo especialistas do mercado, os investidores possuem o hábito de comprarem empresas em épocas de crise, e também com ativos depreciados. Hoje o Ponto Frio possui 445 lojas, com faturamento de R$4,8 bilhões (2.008) - e caso o negócio se confirme, um novo gigante do varejo estaria formado, somando mais de 900 lojas por todo o Brasil, com faturamento acima de R$14 bilhões, desbancando a Casas Bahia, líder do setor de móveis e eletroeletrônicos, que fechou 2.008, com 536 lojas e faturamento de R$13,7 bilhões. Com essas condições, o grupo perderia apenas para Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart. Em 2.008, o grupo inteiro da Lojas Americanas - faturou R$9,5 bilhões.