
A Kolumbus em 2005 recebeu investimentos de um grupo privado, por causa da dívida com fornecedores e bancos. Segundo o mercado, o sócio principal do projeto é o EletroDireto, rede nova, fundada em 2002 pelo empresário Ricardo Etchenique.
A fusão parece ser uma boa tanto para o ExtraEletro quanto para a Kolumbus, que nos primeiros três meses do ano, a empresa do Pão de Açúcar faturou R$64,7 milhões em receita líquida, com crescimento de 8,5% em relação ao mesmo período de 2006. Mas segundo pessoas do próprio ExtraEletro os rendimentos são insatisfatórios e para a Kolumbus também seria fraco o lucro, segundo analistas de mercado. Isso porque existe a Casas Bahia, o maior varejista de eletrodomésticos do país, com 215 lojas na grande São Paulo.
Segundo executivos tanto da ExtraEletro, o objetivo com a nova rede são as condições que geram preços mais baixos.
Novamente um caso de monopólio, com essa fusão Casas Bahia, Extra Eletro e Ponto Frio concorreram com um concorrente a menos, infelizmente. (Estadão)