Pedro Malan participa do Fórum Estadão de Economia

Na manhã de hoje, a Unibes Cultural, em São Paulo, abrigou o Fórum Estadão, com o tema "A Reconstrução do Brasil", tendo o ex-ministro da Fazenda do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O evento começou com a conversa entre Camila Junqueira (diretora da Endeavor Brasil); João Manoel Pinho de Mello (secretário de promoção de produtividade e advocacia da concorrência do Ministério da Fazenda) e Marcos Lisboa (presidente do Insper). 

Pedro Malan atualmente é presidente do conselho consultivo internacional do Itaú Unibanco e expressou suas ideias sobre os rumos para a economia nacional. Talvez a sua afirmação mais significativa na ocasião tenha sido a visão sobre Pedro Parente, que em seu modo de pensar não tem como ser retirado da presidência da Petrobrás, exceto se tiver um nome mais competente, algo que deixou claro que duvida. 

Questionado sobre a situação ecoômica do país, especialmente o que fazer em relação a greve dos caminhoneiros em toda a nação, Malan se esquivou, afirmando que não é e nunca foi um político, apenas um servidor no tempo de ministério. 

Afirmou ainda que estamos vivendo um novo mundo, totalmente dinâmico, em que apenas os mais instruídos "irão sobreviver" e a educação é a base de tudo, pois uma criança de 09, 10 ou 11 anos vivendo no Brasil e sendo analfabeta funcional não terá um futuro decente.

Fotos: Renato Galvão
Pedro Malan