ABRAS se posiciona novamente sobre a greve dos caminhoneiros

NOTA ABRAS

Greve nacional dos caminhoneiros

Mesmo com a última decisão do Governo Federal, divulgada ontem (27), de atender as solicitações dos caminhoneiros, infelizmente, a greve ainda não acabou. E, hoje (28), protestos continuam ocorrendo pelas estradas de todo o Brasil.

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) vê com preocupação a situação do país, que há oito dias sofre com a falta de combustível, que consequentemente, tem prejudicado o abastecimento do setor supermercadista e também afetado outros setores importantes da economia.

Medidas urgentes precisam ser tomadas para que o Brasil volte à normalidade e para que possamos garantir a qualidade no abastecimento da população, visto a nossa essencialidade para o consumidor.

Conforme informamos anteriormente, o setor tem sofrido mais com a falta de abastecimento de produtos perecíveis, prejudicando as seções de hortifrúti, açougue e laticínios e derivados. Os supermercados de todo o Brasil tem se esforçado para minimizar a falta de produtos em suas lojas, remanejando estoques e buscando fornecedores alternativos.

Como os supermercados operam com estoque médio em torno de 15 dias (de produtos não perecíveis), muitos já estão chegando próximos à metade do seu abastecimento, e a evolução da greve dos caminhoneiros tem nos mantido alertas.

Visto a situação do Brasil, a ABRAS orientou todas as suas 27 associações estaduais de supermercados, por meio de ofício, com o intuito de evitar a prática abusiva de preços sem justa causa.

A entidade nacional está trabalhando junto ao Governo Federal para que uma solução definitiva seja encontrada e para que o setor de supermercados, essencial da economia brasileira, responsável pelo abastecimento de quase 90% de todo alimento comercializado no país, consiga reestabelecer seus estoques de mercadorias e seus fluxos. 

Lembrando que, mesmo após a greve, o setor poderá levar de 5 a 10 dias para a normalização do seu abastecimento.

A ABRAS reitera sua solidariedade com a população, e o esforço da entidade para trazer a normalidade para o setor supermercadista brasileiro.

Associação Brasileira de Supermercados
São Paulo, 28 de maio de 2018