Balangandança Cia. comemora 20 anos com atividades em abril e maio

Presente! Feito da gente é o espetáculo de comemoração dos 20 anos de atividades da Balangandança Cia., com estreia marcada para 27 de abril no CEU Butantã e depois uma curta temporada entre 05 e 13 de maio no Teatro Municipal Cacilda Becker.

Feito para crianças, o espetáculo de dança gera a imaginação lúdica, delicada e sensível, misturando-se a elementos como areia, sementes, folhas secas e galhos de árvores. 

"Os materiais são usados como uma metáfora do que o ser humano é feito. Somos também natureza, feitos das mesmas substâncias que existem na pedra, na água do mar e na areia. Queremos mostrar que os corpos também são e fazem parte da natureza e, assim como ela, precisam ser cuidados/preservados. Para além disso, que podemos brincar com simplicidade e com seus elementos. No espaço urbano e por causa dos brinquedos já prontos, com brincadeiras mais propostas do que inventadas e as mídias eletrônicas presentes, as crianças estão se distanciando do contato com a natureza e desse universo do imaginário que ela nos remete, que é algo inerente ao ser humano", explica a diretora Georgia Lengos. 

"A movimentação dos bailarinos da Balangandança contaminava o que estava acontecendo com as crianças, e as brincadeiras que surgiam nos contaminavam. Dança e brincadeira aconteciam desse contato entre nós da companhia, as crianças, os adultos envolvidos: pais e pessoas das comunidades e a natureza. As viagens já eram em si eventos artísticos, porque delas surgiam trocas intensas de danças e movimentos. As crianças não são fontes de imitação ou inspiração, mas é desse convívio com elas e com as suas comunidades que surge o espetáculo. Ele vem de um lugar bem profundo", explica a diretora. 

Com entrada franca, a primeira apresentação será no CEU Butantã em 27 de abril, às 11h30 e 14h30 (Avenida Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 1870); e as outras apresentações irão ocorrer no Teatro Municipal Cacilda Becker (Rua Tito, 295, na Vila Romana), nos dias 05, 06, 10, 12 e 13 de maio, às 15 horas.

Fotos: José Romero