Libertadores da América 2.017 tem seus 16 classificados para as oitavas de final

E a Libertadores da América 2.017, já tem seus 16 times para os confrontos eliminatórios (mata-mata). 

Pelo Grupo 1, o Botafogo para muitos surpreendeu, finalizando sua campanha na primeira fase, com 13 pontos, seguido do Barcelona (Equador) - 10 pontos. Foram eliminados os tradicionais Estudiantes (Argentina) e Atlético Nacional (Colômbia) - por sinal, o atual campeão da competição.

Já no Grupo 2, o Santos somou 12 pontos, o The Strongest (Bolívia) - 9, deixando o Independiente Santa Fé (Colômbia) e o Sporting Cristal (Peru) de fora.

No Grupo 3, o River Plate (Argentina) - conquistou 13 pontos e o segundo colocado, o Emelec (Equador) - 10. Ficaram de fora, o Independiente Medellín (Colômbia) e o Melgar (Peru).

San Lorenzo (Argentina) foi o primeiro colocado no Grupo 4, totalizando 10 pontos, mesmo número do Atlético Paranaense, que ficou com saldo de gol abaixo. Desse grupo ficaram de fora o Flamengo e o Universidad Católica (Chile), ambas equipes tradicionais no continente.

No Grupo 5, o Palmeiras marcou 13 pontos e o boliviano Jorge Wilstermann - 9. Atlético Tucumán (Argentina) e o tradicional Peñarol (Uruguai) - estão fora.

O Grupo 6 teve o Atlético Mineiro com 13 pontos e o Godoy Cruz (Argentina) - 11. Ficaram de fora o Libertad (Paraguai) e o Sport Boys (Bolívia).

Na primeira colocação do Grupo 7 ficou o Lanús (Argentina) e o Nacional (Uruguai). Os eliminados foram a Chapecoense e o Zulia (Venezuela), lembrando que a equipe brasileira, perdeu três pontos, que foram passados para o Lanús, devido escalação irregular e assim perdeu sua vaga para as oitavas de final. Com isso o Lanús somou 13 pontos e o Nacional - 8.

Finalizando a fase de gupos, o oitavo teve em primeiro lugar, o Grêmio - 13 pontos, e o Guaraní (Paraguai) - 11. Eliminados foram: Deportes Iquique (Chile) e o Zamora (Venezuela).

Diferentemente de edições passadas, os adversários serão definidos através do sorteio feito pela Conmebol e vale destacar que dos 16 classificados, sete já venceram a Libertadores, sendo eles: Santos, River Plate, San Lorenzo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Nacional e Grêmio. 

Dos que ainda não venceram a competição, creio que pelo que apresentaram até o momento, o Atlético Paranaense e o Botafogo podem surpreender. Entre os campeões, vejo com boas possibilidades de título, o Palmeiras, Santos, Grêmio e River Plate.