Palmeiras é Campeão Brasileiro de 2.016

E o Palmeiras é o Campeão Brasileiro de 2.016. A equipe que se manteve na liderança em 27 das 37 rodadas jogadas até o momento (serão 38, com término no próximo domingo) - venceu a Chapecoense em sua casa, o Allianz Parque, pelo placar de 1 a 0, sendo suficiente para o título com uma rodada de antecipação, já que com um simples empate a equipe alviverde seria campeã da mesma forma.

A equipe somou 77 pontos, contra 70 do Flamengo e 68 do Santos, e o "trio" já garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2.017.

A próxima partida do Palmeiras será às 17 horas do próximo domingo (04), contra o Vitória, no Barradão, em Salvador, ressaltando que a equipe nordestina ainda corre risco de rebaixamento.

Agora, o Palmeiras soma nove títulos brasileiros (o chamado enea) - sendo o maior campeão de todos e ainda três Copas do Brasil, que totalizam 12 triunfos nacionais, acima de qualquer outro time do país.

Os títulos do Palmeiras foram em 1.960 (Taça Brasil), 1.967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1.967 (Taça Brasil), 1.969 (Taça de Prata - Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1.972 (Campeonato Nacional de Clubes), 1.973 (Campeonato Nacional de Clubes), 1.993 (Campeonato Brasileiro), 1.994 (Campeonato Brasileiro) e 2.016 (Campeonato Brasileiro - Série A), sendo os nove títulos, equivalentes ao atual Campeonato Brasileiro da Série A.

O Palmeiras havia ganho o último campeonato brasileiro em 1.994 e após 22 anos, vence o torneio mais importante do país, lembrando que a equipe alviverde já passou por dois rebaixamentos, em 2.002 e 2.012.

Voltando para o campeonato geral, o Atlético Mineiro (62), está garantido na fase seletiva da Libertadores e as outras duas vagas estão sendo disputadas por Atlético Paranaense (56), Botafogo (56) e Corinthians (55) - com maiores chances para as equipes do Paraná e do Rio de Janeiro.

O Grêmio (53) deve ir pela Libertadores através da Copa do Brasil, já que está na final da competição e decidirá o título em sua casa, em Porto Alegre com boa vantagem em relação ao Atlético Mineiro, que perdeu em Belo Horizonte, por 3 a 1.

A Chapecoense (52), está em uma final inédita de Copa Sul-americana, contra o Atlético Medellin da Colômbia e se for campeã garante presença na Libertadores 2.017.

Ponte Preta (50), São Paulo (49), Fluminense (49), Cruzeiro (48) e Coritiba (46), não correm risco de rebaixamento e não almejam mais nada esse ano.

Figueirense (37), Santa Cruz (31) e América Mineiro (28), já estão rebaixados e jogarão a Série B em 2.017.

Sport (44), Vitória (42) que joga amanhã por essa rodada 37 e Internacional (42) - são as equipes que ainda correm risco de rebaixamento, lembrando que só resta "uma vaga" para a Série B, que por sinal nenhuma equipe da Série A deseja.

O Vitória, joga amanhã contra o Coritiba em Curitiba, e deve vencer e jogará no dia 04, contra o campeão Palmeiras, na Bahia e deve empatar, somando 46 pontos.

Já o Sport jogará em casa, no Recife contra o já rebaixado Figueirense e irá vencer, somando 47 pontos - e o Internacional empatará com o Fluminense, no Rio de Janeiro e somará 43 pontos, sendo rebaixado pela primeira vez para a segunda divisão do futebol brasileiro.

Sou são paulino, mas parabenizo o Palmeiras pela conquista de hoje, pois foi o time mais competitivo da competição.

Palmeiras, enea campeão brasileiro (Foto: Divulgação do Facebook do Palmeiras)