Imaterialidade chega ao Sesc Belenzinho

Estreou hoje em São Paulo, somente para convidados e amanhã para o público geral, no Sesc Belenzinho, a exposição internacional Imaterialidade, com curadoria de Ligia Canongia e Adon Peres.

Os artistas participantes são: Waltercio Caldas, Marcos Chaves, José Damasceno, Paulo Vivacqua, Carlito Carvalhosa, Paola Junqueira, Laura Vinci, Fabiana de Barros, Michel Favre e Marcius Galan.

A mostra de arte contemporânea, composta por 22 obras, está reunindo obras de 18 artistas brasileiros e de outras nacionalidades.

Desmaterialização, sublimação da matéria, luz e som são os principais elementos sentidos nos trabalhos dos artistas.

"A exposição Imaterialidade toca numa questão fundamental da modernidade: a desmaterialização. Do impressionismo às esculturas abstratas, a sublimação da matéria se tornou um dispositivo caro à transgressão das formas tradicionais. A sublimação da matéria começa na modernidade com o Impressionismo, quando a pintura mostra a oscilação do perfil das coisas e da cor, dependendo da luz. Daí em diante, a desmaterialização passa a constituir uma conquista irreversível, que só se acentuou ao longo do tempo. Quando pensamos na obra Le Saut Dans Le Vide, de Yves Klein, e que ele chegou a apresentar, em 1960, a galeria parisiense Iris Clert totalmente vazia, em um ato entendido como obra, observamos a potência radical a que chegou a imaterialidade no período contemporâneo. A exposição no Sesc Belenzinho, põe em evidência a desmaterialização do objeto como forma de afirmar o caráter instável, efêmero ou intangível da obra de arte, que a faz diferir inteiramente das normas do passado clássico", garante a curadora Ligia Canongia.

A exposição que começa amanhã, ficará até 27 de setembro de 2.015, com entrada franca, durante terça-feira até domingo, especialmente em horário comercial. Saiba mais pelo e-mail agendamento@belenzinho.sesc.org.br e telefone (11) 2076-9704.

O Sesc Belenzinho, fica na Rua Padre Adelino, 1.000, no Belém, zona leste de São Paulo.