Concurso de Curtas Metragens: Os Árabes e a 25 de Março

Elegantemente, na última quarta-feira, 25, o Esporte Clube Sírio, em São Paulo, abrigou o Concurso de Curtas Metragens: Os Árabes e a 25 de Março.

O evento, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e o Instituto da Cultura Árabe, contou com a presença de importantes lideranças do mundo árabe no país e internacionalmente. 

A grande vencedora da noite, foi Beatriz Le Senechal, levando os prêmios dos júris oficial e popular, pelo filme Arabescos: do mascate ao doutor. 

Esse trabalho foi feito por Beatriz, para o curso de jornalismo, no ano de 2.004 e após cursos de cinema na França e algumas adaptações, ciente do concurso que seria realizado no Brasil, a produtora, resolveu trazer o material ao público.

O envolvimento da colônia árabe com a Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, existe desde o final do século 19. As grandes lojas de tecidos e outros tipos de comércio, foi o primeiro papel da colônia na região e as novas gerações, além da área comercial, também partiram para outras áreas e atualmente é grande a participação de árabes, nos setores de advocacia, medicina, artes, comunicação entre outros.

O curta de Beatriz, concorreu com outras 27 realizações, e boa parte dos filmes, foram exibidos em salas de São Paulo e região metropolitana. 

Bruno Rafael Fragoso da Silva, também foi homenageado na noite, com o troféu de Jovens Realizadores, criado para menores de idade. O jovem de 14 anos, venceu com Melodia do Comércio Popular. 

25 de Março é uma data muita comemorada pelos árabes, no Brasil 
Uma noite realmente iluminada
Presença de personalidades engajadas com a cultura, economia e política árabe
Arabescos, o grande curta metragem da noite