Medellín é eleita o município mais inovador do mundo

Uma das maiores cidades da Colômbia, foi eleita a mais inovadora do mundo. Medellín desbancou mais de 200 concorrentes, sendo algumas de peso, como Nova York (EUA) e Tel Aviv (Israel) - ao vencer o concurso City of The Year, promovido pelo Wall Street Journal e Citigroup.

O progresso, a modernidade, o mercado de negócios e o avanço tecnológico, foram pontos principais para a escolha de Medellín, como cidade mais inovadora.

"Acredito que esse novo título para Medellín significa uma nova oportunidade para divulgar para o mundo o grande potencial dessa cidade que se transformou significativamente por meio do fortalecimento da educação, renovação urbana e cultura", explica María Claudia Lacouture, presidente da Proexport Colômbia, entidade responsável pela promoção do turismo, investimento e exportações do país.

Durante a eleição, Medellín - que é a segunda metrópole do país - destacou-se com sua moderna rede de transporte, política ambiental, museus, centros culturais, bibliotecas e escolas públicas desenvolvidas.

Vale a pena destacar o Metrocable, metrô ligado por cabo e as escadas rolantes do bairro periférico Comuna 13, reduzindo a locomoção dos moradores - de 35 para seis minutos.

Fotos: Divulgação