De cada 10 homens com impotência sexual, nove são sedentários

E a impotência sexual está totalmente ligada ao sedentarismo, de acordo com pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem.

O órgão da Secretaria de Estado da Saúde, recebe mensalmente, 300 homens que sofrem de disfunção erétil, embora nem todos gostem de falar sobre o tema.

Fumantes representam 40% dos homens que procuram tratamento, sendo que 90% deles, são totalmente sedentários, não realizando exercícios físicos em nenhum dia da semana.

Com o sedentarismos, surgem grandes males, como o colesterol e a hipertensão, causando sérios problemas cardiovasculares, tornando os vasos sanguíneos rígidos, dificultando a vasodilatação.

"Os pacientes tabagistas com mais de 55 anos dificilmente não vão apresentar algum grau de impotência sexual. A atuação do tabaco nas artérias é similar ao dos fatores orgânicos como a diabetes", destaca o urologista Joaquim Claro, médico chefe do hospital.

"É importante que o homem saiba reconhecer quando as falhas são eventuais e quando é o momento de procurar ajuda médica", ressalta o médico responsável pelo serviço de urologia Cláudio Murta.