Dia Mundial Sem Tabaco

Hoje, foi comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco e o Brasil possui 17% de fumantes em sua população total. Esse número bastante elevado, é bem menor que há cerca de duas décadas, em que 33% dos brasileiros eram fumantes.

Segundo o pneumologista José Jardim, professor livre docente da Faculdade de Medicina da UNIFESP, o Brasil apresenta o maior índice de pessoas que largaram o cigarro nos últimos anos. “No entanto, o número de fumantes ainda é alto”, diz o médico.

O especialista cita dados do Ministério da Saúde, dando conta de que existem hoje aproximadamente 25 milhões de fumantes no país, ou seja, 17,2% da população.

"O hábito de fumar reduz a expectativa de vida entre 10 e 25 anos e, sendo assim, iniciativas como proibir o consumo do cigarro em locais públicos beneficiam toda a população", completa o especialista.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco é responsável pela morte de cinco milhões de pessoas anualmente e até 2.030, esse número deve saltar para oito milhões ao ano. Em nosso país, 200 mil pessoas falecem todos os anos, devido o fumo.