Pesquisa aponta que 52,1% dos homens brasileiros, estão acima do peso

E o dado é preocupante. De acordo com o Ministério da Saúde, 52,1% dos homens brasileiros estão acima do peso e segundo a mesma pesquisa, nos últimos cinco anos, o Brasil ganhou 11 milhões de "gordinhos". Considerada epidemia, a obesidade nacional, atinge também as mulheres, que já são representadas com o expressivo número de 44,3%.

Sendo 48,1%, a população brasileira acima do peso, 15% dessa faixa, já está obesa. "O Brasil sempre foi reconhecido pelo trabalho de erradicação da fome, da luta pela desnutrição, mas agora temos que focar na obesidade ou caso contrário, alcançaremos números alarmantes, como apresentados nos Estados Unidos, num curto período" - afirma Roberto Rizzi, cirurgião especialista em obesidade.

Ainda de acordo com Rizzi, a obesidade causa a expansão do átrio esquerdo e do ventrículo esquerdo, comprometendo a função cardíaca. O átrio estando largo, ocasiona a arritmia cardíaca e fibrilação atrial. Isso prova que o excesso de peso, não é bom para o coração, destaca o médico.