Linha 7 – Rubi receberá novos trens no fim de 2.010

A Linha 7 – Rubi que liga a Estação da Luz aos municípios de Francisco Morato e Jundiaí, receberá de acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até o fim de 2.010, novos trens, que estão em fase de construção. No início de abril a linha recebeu o primeiro trem das 20 composições que devem ser entregues até dezembro e essa modernização não se limitará apenas a Francisco Morato e chegará também em Jundiaí, no interior. O investimento é alto, em torno de R$1,170 bilhão, e inclui também 20 novos trens para a Linha 12 – Safira (Brás – Calmon Viana). Esses novos trens são equipados com ar-condicionado, assentos confortáveis e total acessibilidade para deficientes físicos, com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas e sistema de informação audiovisual, além de toda a modernização das estações. Os novos trens serão mais modernos que o Expresso Leste que funciona atualmente em outras regiões da Grande São Paulo. O sistema de sinalização também diminuirá o intervalo entre cada trem e a previsão da CPTM é que a Linha 7 tenha intervalo em torno de quatro minutos. Uma das novidades também é a chegada da Estação Vila Aurora, entre Jaraguá e Perus e que junto com as paradas de Franco da Rocha e Francisco Morato, terão dispositivos para facilitar a locomoção dos passageiros especiais como elevador, piso tátil, rampas e banheiros adaptados. A mobilidade e a rapidez nos deslocamentos dos passageiros também serão favorecidas com a possibilidade de acesso, na Estação da Luz, à nova Linha 4 – Amarela do Metrô. A Rubi será integrada, ainda, com outras duas futuras linhas do Metrô: a Linha 6 – Laranja (Brasilândia – São Joaquim) e a Linha 16 – Prata (Cachoeirinha – Lapa), que serão operadas por Metrô leve.

Palavra do presidente:


“Até o fim desse ano, 107 novos trens devem ser entregues, sendo 60 para a CPTM e 47 para o Metrô, sendo que antigos trens serão reformados (34) e 28 novas estações serão entregues. Os mais de 60 quilômetros em trilhos de São Paulo passarão em breve para 240 e o tempo de viagem diminuirá em média 25%”, garante Sérgio Avelleda, presidente da CPTM.
Trem moderno que circula em Osasco e chegará em breve na Linha 7 - RubiLado a lado, o trem antigo da CPTM (esquerda) e o novo (direita)