Mantega promete licitação do TAV

O ministro da Fazenda, Guido Mantega promete que até o fim de 2.009, saia o edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas, no interior paulista ao Rio de Janeiro, tendo uma parada no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Segundo Mantega, cinco ou seis empresas tentam abocanhar o projeto. O custo do TAV é alto, algo em torno de US$ 20 bilhões ou R$34,4 bilhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
A obra será gigantesca, com 80 quilômetros de túneis e pontes. Em recente visita a Guarulhos, na Grande São Paulo, o ministro destacou o crescimento que a região irá alcançar com esse novo projeto, pois trata-se de uma obra privada, com redução tributária. Mantega desconversou se o TAV fica pronto até 2.014, ano de Copa do Mundo no Brasil, mas foi confortado por Sebastião Almeida, prefeito guarulhense, que crê que até 2.016, ano de Olímpiadas no Rio de Janeiro, a obra estará 100% concluída.
O TAV avança pelo menos nos projetos, mas o Expresso Aeroporto e o Trem de Guarulhos, parece que sumiram. O projeto prevê que ambos ligarão o município a vizinha São Paulo, mas segundo o Governo do Estado, as duas obras em Guarulhos, terminarão antes do TAV.