Trem do Cariri não tem pontos de parada


E Cariri, no Ceará, tem trem (foto de divulgação), porém, não tem estação para o mesmo parar. Como? É verdade, o trem existe e as paradas não. 

As obras se iniciaram em 2.006 com a promessa do mesmo ficar pronto em julho de 2.008, que por sinal não foi cumprida, tendo a atual previsão de entrega para 2.010. 

Os trens, que agora a direção chama de metrô, justamente para passar a idéia de modernidade e agilidade, já estão funcionando e são testados com regularidade. 

A malha viária foi remodelada e conta com 13,6 quilômetros de extensão, com os dormentes e lastros substituídos. 

Porém, ainda falta a famosa oficina de manutenção e o principal, que são as estações, que estão sendo construídas pela Fuad Rassi Engenharia e Comércio Ltda. 

O projeto previa a construção de seis estações, porém, foi mudado para nove, fazendo com que o valor que era de R$15,5 milhões, passasse para R$21,4 milhões. 

Esse trem irá passar em importantes cidades cearenses, como Crato e Juazeiro do Norte, somando dois vagões, com tração hidráulico mecânica a diesel. 

Os modelos são os tradicionais Veículo Leve sobre Trilho (VLT) que trafegarão pela superfície e foram produzidos pela Bom Sinal, empresa localizada na região. 

O tom dele é esverdeado, e são requintados, possuindo até ar-condicionado e cada composição, transporta até 330 passageiros, sendo 100 sentados e 230 em pé. 

A previsão é de que seja atendido 5 mil pessoas ao dia, com horário operacional entre 5h30 até 22h30. O percurso será o mesmo que era utilizado pela antiga Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).