Elevadores que consomem pouco

A NBR 15597 está em vigor no país, desde 19 de setembro desse ano, e sua função é estabelecer novas regras de segurança para elevadores. Quem editou a norma foi a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e garantiu que agora os elevadores terão ter avisos em braile nos pavimentos e cabine, luz de emergência, interfone ligando à portaria, aviso sonoro informando o andar em que se localiza entre outros.
Segundo dados do Sindicato das Empresas de Conservação, Manutenção e Instalação de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp), hoje há em torno de 300 mil elevadores no Brasil. Porém, cerca de 80% deles são ultrapassados, sem nenhum desses itens. Pensando na economia, pois os elevadores consomem cerca de 70% do consumo de energia de um prédio, a fabricante de elevadores Otis, possui uma ferramenta conhecida como drive regenerativo, convertendo a energia que o elevador produz quando transporta poucas pessoas em energia elétrica. O drive passa a energia potencial para elétrica se manuseado dessa forma. A economia nesse caso pode chegar até 70% em relação aos métodos antigos. Entre outras tecnologias avançadas está o comando inteligente, que identificam e posicionam a cabine próxima do andar, sem riscos e elevadores modernos não utilizam mais cabo de aço, usando cinta de poliuretano que geram maior eficácia.
Segundo dados da Seciesp, essa operação de modernização, custa em torno de R$30 mil e pode acarretar em até um acréscimo de 10% no valor dos imóveis. (Estadão)