O comércio não perdoa os clientes pobres

Hoje eu estava no shopping Bourbon Pompéia e entrei na Riachuelo, que é um magazine, eles chamam de loja de departamento, simples, com muitas marcas populares como Ramarim, Moleca, Admission, La Ville e outras mais famosas como Best Basic, Pool e Democrata.
Estava próximo do caixa, e um rapaz passou com uma mercadoria de valor R$9,90. O pagamento foi com cartão de crédito, e o atendente perguntou: "pagamento a vista ou parcelado?". O cliente disse para parcelar e a compra foi dividida em nove pagamentos.
Fiquei imaginando isso, o cara vai até o ano que vem, pagar uma parcela mínima no cartão de crédito. Isso é um absurdo, e a loja está certa de usar e abusar de seus clientes, pois quem parcela em excessos é louco, pois com a instabilidade que há hoje em dia, como a falta de emprego, o cartão de crédito vira uma bola-de-neve, e essas parcelas se acumularão com o passar do tempo.

Eu como pago tudo a vista, até grandes quantias, em nada me preocupo.