Futuras Dubai

Dubai faz parte dos Emirados Árabes Unidos (foto), e é uma cidade que se transformou em um porto seguro de empresas internacionais, investidores e turistas. A cidade fica no Glofo Pérsico, região que detém 60% das reservas de petróleo do mundo, e que com a tolerância cultural e uma legislação branda para o capital externo, fez com que a economia dos Emirados crescesse a um ritmo alucinante de quase 10% ao ano, desde 2.003.
Capitais de países vizinhos como Bahrein, Catar e Omã, querem seguir o exemplo de Dubai, sem focar somente no petróleo e sua extração, que um dia acaba, mas sim em tecnologia, educação, ciência, turismo e investimento estrangeiro. Para se ter uma idéia, hoje o petróleo de Dubai está acabando, mas com a idéia de fazer da cidade, o maior entreposto comercial na região do Golfo, fez com que o dinheiro de investidores chegasse e também o de turistas. Dubai é conhecida como território do luxo, há ouro em várias construções, o único hotel seis estrelas está lá, também exclusivo da cidade, o shopping temático, com ambientes de todo o mundo, ilhas artificiais com direito as ondas do mar em pleno deserto etc.
O poder desse pessoal é tanto, que Abu Dhabi, capital do Emirados Árabes Unidos, até 2.012, ganhará filiais dos museus do Louvre e Guggenheim, além da construção de outros dois e de um teatro.
Nações como a Arábia Saudita, também estão nessa nova fase do Oriente Médio, sendo atualmente o segundo maior canteiro de obras do mundo, perdendo apenas para Dubai.
Eles não estão para brincadeira, e vivem em um luxo que é uma loucura, hoje, por exemplo, meu sonho é conhecer Dubai, até antes de Paris ou Milão.
(Veja)