Entrevista com Cauby Peixoto

Cauby Peixoto para mim representa a música brasileira, devido seu brilhantismo no palco, sua interpretação, presença de palco, simpatia e muito mais. Afirmo, que alguém que queira ser músico ou cantor, independente do gênero, deve ouvir o Cauby cantar.



Renato Galvão – Cauby, me conte um pouco de sua origem, onde nasceu, como foi sua infância?
Cauby Peixoto – Muito obrigado pelas suas palavras. Nasci em Niterói, sou o caçula de seis irmãos, três homens e três mulheres: Moacyr, Arakem, Andyara, Iracema Aracy e eu. Minha infãncia foi de muita peraltice e feliz. Fui moleque. Nadava no rio, jogava bola, bolinha de gude, tudo que uma criança podia fazer e que hoje não faz mais.

Renato Galvão – Sua família é de músicos?
Cauby Peixoto – Nasci numa familia musical. Sou primo do Ciro Monteiro. Minha mãe cantava e meu pai era músico também. Minha irmã Andyara era cantora, meu irmão Moacyr, pianista, Arakem, tocava piston, Iracema deixou de cantar mais cedo porque se casou. Como pode perceber a música sempre fez e faz parte da minha vida.

Renato Galvão – O senhor veio para São Paulo para cantar na noite? Onde se apresentava?
Cauby Peixoto – Sim. Vim cantar na Boate Oasis.

Renato Galvão – Teve alguma escola musical, que o senhor se baseou, algo americano, pois os Estados Unidos tem importância em sua vida, não é mesmo?
Cauby Peixoto – Admirava muito Orlando Silva, era meu ídolo e Nat King Cole também. Qualquer trabalho que se faça em outro país tem sempre muita importância na vida da pessoa. Conheci os costumes e o comportamento dos americanos, fiz muitos shows por lá , gravei discos e fiz o filme Jamboree. Tive oportunidade também de conhecer, Nat pessoalmente, assim como outros artistas que voces poderão ver no meu site oificial: www.cauby.com.br

Renato Galvão – Ao todo ganhou quantos festivais, e qual considera o mais importante?
Cauby Peixoto – Todo e qualquer festival é sempre importante. Ganhei o Festival da Espanha, com a música Ensenhas em tus manos. Não me recordo a data. No ano de 2007 ganhei o Grammy Latino como o melhor álbum de música romântica. Este prêmio, para mim foi o mais importante.

Renato Galvão – Em 1.980, completando 25 anos de carreira, lançou um disco cantando Caetano, Chico e Tom. Qual foi a sensação?
Cauby Peixoto – É sempre honroso cantar ao lado dos maiores compositores do Brasil. A sensação foi muito boa.

Renato Galvão – A sua história se confunde em alguns momentos com a da Ângela Maria?
Cauby Peixoto – Sim, pelo tempo de carreira, estilo, etc.

Renato Galvão – Qual foi seu maior sucesso?
Cauby Peixoto – Meu maior sucesso foi Conceição, mais a música mais vendida foi 9º Mandamento.

Renato Galvão – Acha que precisaríamos mais de casas onde os artistas possam se apresentar para seu público, em um contato mais íntimo, como ocorria nos anos 70?
Cauby Peixoto – Sim, sem dúvida.

Renato Galvão – Para quem quiser acompanhar mais de perto seu trabalho, está se apresentando no Bar Brahma toda semana não é? Dias e horários, e o público pode te ver, tirar fotos e pedir autógrafo? Muito obrigado pela entrevista e muito mais sucesso para o senhor.
Cauby Peixoto – Quando possível sim, porem não temos camarim apropriado para tal, então os fãs tiram as fotos enquanto estou no palco e quando passo por eles, na entrada e na saída dos shows. Quanto aos autógrafos, temos auxiliares que no final dos shows, levam os CDs, DVDs, lenços, fotos etc, para eu autografar e entregam aos meus queridos fãs. Estou me apresentando todas as segundas-feiras às 22h30 no Bar Brahma, na esquina da Ipiranga com a São João, no Centro de São Paulo. Mais tem que reservar com antecedência, porque tem estado super-lotado. Que bom, não é? Aproveito a oportunidade para comunicar meu novo site oficial www.cauby.com.br, acho que vocês vão gostar!