Venda de CD e DVD cai consideravelmente em 2.007

No ano passado a venda de CD e DVD de música, em nosso país, caiu de forma vertiginosamente. Segundo a Associação Brasileira de Produtos de Disco (ABPD) a queda foi de 31,2%, se comparado a 2.006. Esse equivalente chegou a R$312,5 milhões, e se compararmos ao ano 2.000, esse número fica longe dos R$891 milhões de faturamento. Em contra-partida, a venda de música digital aumentou 185%, chegando a R$24,3 milhões, representando 8% do mercado total e a música pela internet teve um crescimento estrondoso, onde em 2.006 faturou R$334 mil, subindo para R$5,7 milhões no ano passado. Em 2.007, ficou uma alternância nos artistas que mais vendem CD e DVD, entre o Padre Marcelo Rossi, a cantora de axé Ivete Sangalo e a dupla romântica, César Menotti & Fabiano.
Um dos concorrentes dos CD e DVD é a pirataria via internet, onde as pessoas baixam música de graça, e montam assim seus discos. Além dessa tendência, a venda desses produtos piratas também atrapalha os produtos legais, onde camelôs vendem discos por preços entre R$1 e R$5.
É uma questão complicada, pois os direitos fonográficos viraram balela, e o público mais pobre não tem condições de pagar mais de R$20 em um disco. Porém, hoje mesmo andando nas Lojas Americanas, vasculhei vários discos, com inúmeros artistas, com preços ótimos, de R$7,99 a R$10,99, ou seja, valores que cabem no bolso de muita gente, não precisando comprar no camelô.