O Consumidor 2.0

Vivemos um mundo atual em que a globalização trouxe o "virtualismo". A nossa sociedade hoje é automatizada e extremamente virtual. Uma das novas derivações que surgiu no mercado é o Consumidor 2.0, também conhecido como moderno, que segue o exemplo das empresas que possuem blogs corporativos, que funcionam como meio de interlocução entre executivos e seus funcionários. Em um blog o executivo escreve algo geralmente relacionado aos produtos da companhia e abre uma lacuna para esse funcionário poder responder sobre a questão, emitindo sua opinião e mostrando sua visão para todos, algo que vale muito para o sucesso profissional.
Com o cliente ocorre à mesma coisa. As empresas criam cada vez mais blogs especializados em atendimento e como uma vitrine da companhia, feito especialmente para a interação com o público. Para se ter uma idéia a previsão é que até 2.010 o número de internautas no mundo passe dos 2 bilhões de usuários. Com esse sucesso, a empresa se vê obrigada a criar um canal de comunicação rápido, que sacie as dúvidas do cliente. Os principais canais para esse diálogo é sem dúvida a internet, principalmente com os blogs que são mais dinâmicos e com o SAC (Serviço Atendimento ao Consumidor) ao vivo, em que o cliente faz a pergunta e o atendente do outro lado já manda a resposta na hora. Na verdade o cliente percebeu que com a internet, uma dúvida tem reposta, uma reclamação tem solução, diferentemente de tempos passados em que a comunicação era feita somente por telefone, fax e em boa parte através de cartas.
É comum o executivo sentir um “desconforto” ao saber dessa interatividade e do poder que o cliente tem, pois na internet existem diversos canais de reclamação que hoje podem "queimar" qu
alquer empresa. Vendo isso, o corpo diretor das organizações deve se adequar e participar desse mundo virtual, senão ficarão para trás.
Toda empresa que queria obter sucesso, principalmente na relação com os clientes, deve ter uma comunicação estratégica, rápida, integrada, simétrica e envolvente. A comunicação nas empresas passou por um período de evolução, isso de década para década, e vai continuar para sempre. O consumidor antigamente se contentava em ver e conhecer um pouco sobre o produto. Anos mais tarde esse consumidor quis saber como esse produto era feito, quais suas virtudes, validade etc. Na fase atual o cliente que passou a ser um internauta, simplesmente vasculha a vida do produto e da empresa, pois a rede mundial lhe proporciona isso, tirando todos os itens que ele julga necessário.