Com que roupa eu vou?

É comum ficarmos com dúvidas, quando recebemos um convite para certo evento, e nele vem especificado um modo de se vestir, o famoso traje. Fique atento para as outras informações no convite como endereço, horário e data. Quando você for convidado para uma ocasião que exija o traje esporte, mesmo sendo um churrasco, verifique a temperatura do dia. Em dias quentes, deve-se usar tecidos de linho, algodão e panamá. É uma boa hora para se usar calças de sarja ou jeans e camisas xadrezes. No inverno, invista em lãs, malhas e veludos. Camisas de flanela, jaquetas, parkas, botas e calças de veludo são ótimas opções.
Quando no convite estiver escrito traje esporte fino, passeio, ou tênue de ville, vá de blazer e calça de sarja, ou ternos claros. Se o evento for noturno, use terno escuro com gravata.
Em se falando de passeio completo ou social, temos um evento de alto nível. O correto é o uso de um terno escuro (marinho, preto ou risca-de-gíz), sapato com cadarço, gravata e uma bela camisa, até para o uso de abotoaduras.
Eventos ultra-formais pedem traje rigor, black-tie (foto) ou tênue de soirée. É a famosa cerimônia para o uso do smoking. Ele deve ser preto, nunca de outra cor, camisa de gala branca, sapatos pretos e gravata apropriada preta.
Ficou mais fácil?