O GBarbosa deve ser comprado pelo Cencosud

O GBarbosa, rede comandada pelo fundo de investimentos norte-americano Acon, está próxima de ser vendida, para o Cencosud, do Chile, que ofereceu uma proposta mais vigorosa de compra, do que os tradicionais Carrefour e Pão de Açúcar. Existe ainda uma oferta nas ações da Bolsa de Valores, e caso essa render mais dinheiro, poderá ser a escolhida.
Carrefour e Pão de Açúcar ofereceram pelo GBarbosa, US$550 milhões, algo em torno de R$1 bilhão. Mesma faixa de valor oferecido pelo Cencosud. Porém a rede chilena, ofereceu um pagamento diretamente no exterior, fazendo com que a operação pagasse menos impostos. Por esse motivo, o Cencosud está na frente dos concorrentes, para levar o GBarbosa, que atua no Nordeste, principalmente em Alagoas e Sergipe.
O Wal-Mart não entrou pela disputa do GBarbosa, pois não poderia concorrer pelas lojas, pois a rede já possui uma presença marcante, principalmente em Aracajú, e teria que se desfazer de várias lojas que já controla, devido as exigências do Cade.
Se o Pão de Açúcar comprar o GBarbosa, que fatura ao ano R$1,4 bilhão, retomará a liderança do ranking de faturamento das redes varejistas no Brasil, hoje liderada pelo Carrefour, que se comprar a rede, se afastará ainda mais de seus concorrentes. Já o Cencosud que está perto de fechar negócio, ficaria na quarta colocação no ranking de faturamento do país, atrás apenas de Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart. O Cencosud não é conhecido dos brasileiros, mas está perto do mercado nacional, e fatura ao ano US$6 bilhões. Está presente em seu país de origem, com 193 lojas, e na Argentina, com 293 lojas. O mercado colombiano também ganhará lojas do grupo, que também controla shoppings na América do Sul.
O resultado final deve sair essa semana, e na minha opinião o Cencosud entra no mercado brasileiro, mais precisamente em território nordestino, que economicamente o poderio de compra é o maior do país.
(Estadão)