Desvendando a CPMF

CPMF quer dizer: Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira. Ela é um tributo do nosso país, e é aplicada de forma federal.
A CPMF foi criada em 1.995, substituindo o IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira. Os dois tiveram sua origem, através do Imposto único, idealizado por Marcos Cintra, vice-presidente da FGV, em 1.990. Ela só passou a ser adotada em janeiro de 1.997, e dia 19, na Câmara dos Deputados foi aprovada em primeiro turno, a emenda constitucional que a prorroga até 2.011. Ao todo foram 338 votos a favor, 117 contra e três abstenções.
É um imposto destinado a saúde publica, porém a discussão ganha enredo, devido a precariedade dos hospitais e postos públicos no Brasil. A dúvida é se o dinheiro é realmente destinado ao setor da saúde. Porém, se sabe que parte desse dinheiro foi despejado no Bolsa Família, que é um projeto do governo, que visa dar uma quantia mensal em dinheiro, para famílias carentes.
A CPMF também está sendo aplicada no Fundo de Combate à Pobreza. Ela é recolhida três vezes ao mês, quando acumulada, seu valor é calculado a cada 10 dias e após dois dias é cobrado.
É uma ilusão barrar ou acabar com a CPMF, pois é um imposto destinado a saúde e pobreza, e criariam outro imposto com o mesmo propósito.