O tango dá lucro

O melancólico e charmoso tango, traz muita receita para a Argentina. Só para ter uma idéia, em 2.006, 1,3 milhão de pessoas assistiram shows de tango na capital portenha, Buenos Aires. Esse sucesso rendeu US$400 milhões, que equivale a 10% do comércio de Buenos Aires. As ''milongas'' (casas onde se dança o tango), estão cada vez mais agitadas e se multiplicam. Hoje o turista que vem à Argentina, identifica o tango como a cara da cidade, acima até do futebol.
Por sua vez o comércio que não é bobo, tratou de se remodelar para o tango. Muitos hotéis passaram a ser decorados de modo que lembrem o tango, até no nome: Argentango Hotel, Milongahostel, Argentina Tango Hotel, Hostelmotango entre outros.
Existem também muitas casas de shows, restaurantes temáticos e campeonatos da dança. O mais famoso deles é o Campeonato Mundial de Tango, realizado em Buenos Aires todos os anos.
Porém para muitos, o sucesso do tango, tem a ver com o turismo, pois os argentinos após a morte de Carlos Gardel, maior símbolo do tango no mundo, perderam o interesse pela coisa. Se for verdade é uma pena, pois existem tangos belíssimos e os shows são inesquecíveis, dessa dança que curiosamente é de origem africana.
(Estadão)