G.Barbosa é disputado entre as grandes redes supermercadistas

O G.Barbosa é uma tradicional rede de hipermercados do Nordeste, com faturamento anual de R$1,4 bilhão, ficando na quarta colocação nesse quesito. Atualmente Carrefour, Pão de Açúcar e Cencosud querem comprar a rede, e as ofertas que começaram em U$$400 milhões, passaram para US$550 milhões, equivalente a R$1 bilhão. O Pão de Açúcar, segundo fontes do mercado, está analisando duas possíveis aquisições, além do G.Barbosa, e caso feche dois desses negócios, deve ultrapassar em faturamento o Carrefour, retomando a liderança do faturamento.
Quem comanda o G.Barbosa atualmente é um fundo de investimentos norte-americano, chamado Acon. A rede só será vendida pela maior oferta. Além das três concorrentes se interessarem por eles, uma oferta na Bolsa de Valores já foi aberta.
Além dos famosos Pão de Açúcar e Carrefour, um terceiro grupo se interessa pelo G.Barbosa, que é a rede chilena Cencosud, que em território chileno fatura US$6 bilhões ao ano, e já está presente no mercado colombiano, argentino e agora visa o Brasil. A rede americana Wal-Mart só não está na disputa, pois comprou em 2.004, a rede Bom Preço, também no mercado nordestino, e assim teria um número muito grande de lojas na região, coisa que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, proíbe.
Para o Carrefour comprar o G.Barbosa, significa se afastar ainda mais na liderança do ranking de faturamento e chegar em peso, no mercado nordestino. Novamente o monopólio está no ar, coisa que eu sou absolutamente contra, pois quem comprar o G.Barbosa, colocará o preço que quiser, para o consumidor pagar e de quebra, matou um concorrente.
(Estadão)