A educação é fonte de crescimento

A educação é o que mais importa para o desenvolvimento de uma nação e seu povo. Países periféricos como Brasil, Colômbia, Nigéria entre outros possuem um alto índice de analfabetismo, o que gera a miséria entre esses povos.
Em São Paulo, é grave a questão da educação. Mesmo a metrópole sendo a terceira maior cidade do planeta, o nível educacional é fraco, principalmente no ensino municipal e estadual. Para se ter uma idéia, na rede municipal e estadual, existem certas séries que não reprovam o aluno, apesar dele ter nota baixa. Nesse caso ele só seria retido se atingisse um número alto de faltas. Isso é uma indecência, pois o aluno perde a motivação de assistir aula, pois sabe que será aprovado no fim do ano, mesmo tirando notas baixas. Por outro lado, os professores, principalmente da rede pública ganham uma baixa remuneração, que muitas vezes não serve nem para atualizá-los diante do mercado. Dessa forma ele sempre ficará ministrando aulas nessas instituições que não o valorizam e perderá muito, de sua carreira profissional.
Além desses problemas com a educação, hoje em dia as escolas em grandes cidades, principalmente as públicas, não possuem uma infra-estrutura digna para seus alunos. A merenda é de péssima categoria, os banheiros são sujos e no portão de entrada se vende drogas. Por outro lado, muitos alunos também não colaboram e depredam ainda mais a escola, que é um patrimônio público pertencente a eles próprios.
Um país que não investe em educação fica para trás. O Japão, os Tigres Asiáticos, o Chile e outras nações se desenvolveram, quando começaram a investir em educação. Com esse investimento, ocorre atração com as áreas de recursos e tecnologias.
Sem a educação o povo perde um pouco da cultura. No Brasil é comum pessoas jogarem papéis, vidros, plásticos e qualquer outro objeto na rua, em plena luz do dia. Com a ausência da educação, a criminalidade se torna o caminho, pois o mundo está exigente cada vez mais. Como o mercado de trabalho está enxuto, uma pessoa sem educação, cultura e estudo não terá chance alguma frente aos concorrentes. Sobrará o crime, o furto, os assaltos e a prisão ou a morte de forma mais rápida.
Educação faz parte de um país, isso se os governantes quiserem, mas a população também precisa contribuir.