A propaganda álcoolica

O Ministério da Saúde está intervindo nas campanhas publicitárias de álcool na televisão. Agora além do tradicional ''beba com moderação'', as campanhas devem ter alguma mensagem ou até ação no próprio comercial, que mostre que o álcool deixa a pessoa mal, cambaleando e chata, além de perigosa principalmente no volante.
A Ambev, dona da Antarctica, tem sua garota-propaganda, que é a volumosa Juliana Paes.
O último comercial da marca, mostra Juliana carregando uma mala, que quer dizer, que alguém que bebe além da conta, fica uma mala, chato e tudo de ruim.
Já a Brahma tem o sambista Zeca Pagodinho como garoto-propaganda. Álcoolotra confesso, Zeca dá algumas dicas para não fazer a cerveja, vilã em nossas vidas.
O ministro da saúde, José Gomes Temporão, recentemente disse que queria campanhas publicitárias de bebidas alcoólicas mais responsáveis.
O famoso publicitário Nizan Guanaes, é dono da agência África, que controla a publicidade da Brahma, gosta de seus comerciais e acha Zeca, ''um trabalhador, deu importante contribuição cultural para o país e é um sujeito do bem. É o melhor porta-voz para dizer isso às massas.''
Já a Smirnoff, vodka da Diageo, também está tentando passar uma imagem mais positiva do consumo de álcool, diz o gerente de marketing, Walter Celli. ''Procuramos deixar de lado o tom professoral e o discurso de utilidade pública. Preferimos contextualizar as conseqüências do consumo excessivo de álcool, no dia-a-dia.''
Porém eu discordo de todas essas empresas de bebidas alcoólicas. Não sou contra nenhuma, posso algum dia trabalhar em marketing, no departamento de comunicação da Brahma, da Itaipava, da Diageo ou de qualquer outra empresa. Mas a verdade é que os comerciais de bebidas alcoólicas no Brasil, principalmente de cervejas, só mostra mulher com pouca roupa ou de biquíni, todos bebendo felizes em uma mesa, muita música, e forte apelo sexual. É um mundo maravilhoso, que ofusca a verdade do álcool, que em excesso pode se tornar mortal. No Brasil quem dá exemplo de belas campanhas publicitárias envolvendo bebidas alcoólicas, é a Johnnie Walker, e seu tradicional Black Label. São comerciais interessantes, com conteúdo, história e nada de baixaria e mulher pelada e provocante. O resto é tudo conversa fiada, e só quer mostrar mulher pelada e atrair novos consumidores.
(Estadão)