Unilever demitirá em massa

A Unilever, com sede na Holanda, irá demitir 20 mil funcionários, para diminuir os gastos de E1,5 bilhão por ano. A empresa se defende dizendo que as demissões fazem parte de uma reestruturação global. Segundo Patrick Cescau, diretor-executivo da empresa, o Brasil não está na lista dos funcionários que sofreram o corte. Além disso, marcas que não estão fazendo sucesso, e tendo lucro, serão vendidas para as concorrentes.
A Unilever, fabricante de alimentos, produtos de higiene, beleza e limpeza, está sofrendo dificuldades nos Estados Unidos, e colocará sua marca de detergente no país, à venda. Para a Unilever, o mais complicado em território americano, é enfrentar a Procter & Gamble.
Faz parte da redução de custos da Unilever, fechar cerca de 60 fábricas em todo o mundo, ou pelo menos reorganiza-las.
Nos primeiros seis meses do ano, a empresa teve um lucro líquido, na faixa dos E2,281 bilhões, sendo 8% a mais do que o mesmo período do ano passado. No Brasil, a empresa tem 11,5 mil funcionários, 12 fábricas em quatro estados e no ano passado faturou R$9,5 bilhões. Porém é comum na empresa, remanejamentos de funcionários, e demissões.
A Unilever vem enfrentando um problema, que é a idade de seus produtos. Geralmente eles sempre lideraram o mercado, e com o passar do tempo, os produtos ganharam concorrência e continuam ganhando. Esses concorrentes quase sempre são mais baratos, e roubam um bom mercado da Unilever. Mesmo assim marcas antigas como Lux, Omo e Knorr ainda são os produtos mais lucrativos da Unilever.
Outro fato que marca a Unilever, é o fato de quando seus produtos, não estão fazendo sucesso, a empresa não pensa duas vezes, e já os vende. O corte de funcionários também é uma das atitudes da diretoria da Unilever, quando as coisas não vão bem, e quem sofre nessa ocasião, é o proletário
. (Estadão)