Sergipe ganhará uma grande refinaria

Investidores europeus estudam a idéia de montar uma refinaria em território sergipano. A medida seria fazer do local uma plataforma de exportação de combustíveis de alta qualidade para os Estados Unidos e a Europa.
O nome da nova empresa, pode ser South Atlantic Refining Company, e seu custo seria de US$2 bilhões e a construção seria na região de Aracaju, capital de Sergipe. Se a obra se concretizar, esse será o primeiro empreendimento privado do ramo, desde 1997, data do fim do monopólio estatal. Os números dizem que a futura refinaria processará algo em torno de 200 mil barris de petróleo diariamente. Ass operações devem começar em 2012, e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) já autorizou a conclusão do projeto.
Para os europeus, a construção da refinaria em Sergipe é estratégica. O estado é a rota para o mercado africano, que será o maior consumidor desse petróleo, e Sergipe já possui total infra-estrutura portuária. Segundo David Wood, presidente da empresa, a South atrairá investidores de grande porte, entre elas petroleiras globais. Por enquanto, os investidores da empresa são ingleses e espanhóis.
A previsão é que esse novo projeto gere mais de 10 mil empregos durante as obras e 500 durante as operações.
(Estadão)