Acer se torna a 3a em computadores

A Acer, fabricante de computadores de Taiwan, comprou essa semana a americana Gateway por US$710 milhões. Com a aquisição foi formada a terceira maior fabricante mundial de computadores, e a Acer penetrará com maior força no mercado americano. Com a compra, o faturamento da Acer passará de US$15 bilhões e serão vendidos mais de 20 milhões de PCs ao ano. Nos Estados Unidos, o nome Gateway será preservado.
Além de aumentar o faturamento, a Acer acaba de pegar a 3a posição no mercado de computadores no mundo, que era da chinesa Lenovo.
A maior empresa de computadores é a Dell, que no ano passado vendeu 39,1 milhões de computadores, contra 38,8 milhões da Hewlett-Packard (HP), e a Lenovo vendeu 16,6 milhões de aparelhos. A Acer contando ela própria com a Gateway, marca que adquiriu, somou no mesmo período 18,6 milhões de computadores.
A européia Packard Bell, está na mira das duas empresas. A empresa vende cerca de 1 milhão de computadores ao ano, e ajudaria ainda mais a qualquer uma subir no ranking. A Lenovo comprando a Bell, invadiria com peso o mercado europeu, no qual é muito fraca. Porém a Gateway tem preferência de compra, e hoje sua dona é a Acer.
A guerra dos computadores promete novos capítulos.
(Estadão)