Grandes redes do varejo investem no Nordeste

A cada dia que passa o interesse de grandes redes varejistas em abrir lojas no Nordeste aumenta. A rede que mais cresce no Brasil é a americana Wal-Mart, que já conta com 115 lojas e pretende abrir até o fim desse ano mais 19. As bandeiras da marca são além do Wal-Mart, Bompreço, Todo Dia e Sam’s Club. O que mostra o crescimento da região é que de 28 novas lojas da rede no país, 19 serão em solo nordestino. Em 2006, a rede inaugurou 14 lojas, sendo sete no Nordeste, seis no Sudeste e uma no Sul do país. Ao todo foram investidos R$600 milhões.
A Bompreço foi adquirida pelo Wal-Mart em 2004, o que fez seu faturamento saltar no Nordeste e no Brasil. As redes pequenas do Bompreço como a Balaio e Mini Bompreço foram transformadas em Todo Dia, que é uma loja de conveniência, semelhante ao Dia, que pertence ao Carrefour.
Todo esse interesse no Nordeste se deve ao crescimento da região, que em 2004 teve um PIB per capita que cresceu 14,42% enquanto no resto do país esse número ficou em 11,09%, segundo o IBGE.
O Pão de Açúcar também olha com entusiasmo o Nordeste. Há mais de 30 anos está na região, presente em oito estados e com 47 lojas. Este a no a previsão é de inaugurar 10 hipermercados Extra, sendo que a metade será no Nordeste em grandes cidades como Fortaleza, Natal, Maceió e João Pessoa. Atualmente a ''menina dos olhos'' do Pão de Açúcar é a rede Extraperto, que na verdade são mini-mercados em regiões de alta concentração popular. Hoje em São Paulo já existem nove lojas dessa e no ano que vem irá para o Nordeste.
Mas o Pão de Açúcar quer crescer comprando a quarta rede do país, a sergipana G Barbosa, que é uma potência em Sergipe, Bahia e Alagoas com 41 lojas, e com faturamento de 1,48 bilhão em 2006, levando assim a empresa de Abílio Diniz ao topo do ranking de faturamento no varejo em nosso país, que é comandado pelo Carrefour atualmente. Mas essa compra vai defender do valor de venda, pois segundo membros do Pão de Açúcar, a rede não está disposta a pagar um valor ''astronômico'' para uma possível aquisição.
O Carrefour atual líder do ranking de faturamento dos supermercados em nosso país, abrirá as primeiras lojas do Atacadão no Nordeste, sob a diretoria do Carrefour, embora a rede já possuía lojas no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. Hoje a rede francesa Carrefour conta com 15 lojas na região, e deve abrir mais unidades nesse ano, Recife deve ganhar três hipermercados Carrefour e Maceió em 2008 deve ganhar algumas unidades também. Ao todo R$60 milhões serão investidos em dois anos na região.
Agora que as grandes redes perceberam o crescimento econômico do Nordeste, eles ficarão como ''abutres rondando a carniça'' atrás do lucro obviamente. O que todas essas grandes redes querem é crescer cada vez mais, muitas não fechando mais e quem sai prejudicado é sempre o trabalhador, que perde seu fim de semana, os feriados e trabalha cada vez mais, pois o comércio não fecha mais, só pensa em lucro.
(Estadão)