A fusão de China in Box e Gendai

A China in Box, maior rede de restaurantes chineses do Brasil anunciou a fusão com a rede japonesa Gendai, criando assim a maior empresa de culinária oriental em nosso país. Ao todo são 142 lojas, e seis bandeiras: China in Box, Gendai, Brevità, Owan, Domburi e Teppan House. O faturamento está em torno de R$100 milhões ao ano.
Segundo Robinson Shiba, fundador do China in Box, as duas empresas se uniram para aumentarem escala e diminuir os custos. Os pratos dos dois restaurantes são diferentes, mas 80% dos ingredientes utilizados são iguais. Assim a rede ganhará um poder maior de barganha com seus fornecedores e também uma melhor negociação com relação a cartão de crédito e com shoppings.
Essa fusão fica marcada como a primeira entre fast foods no Brasil. Segundo especialistas do mercado essa é uma nova tendência do mercado. Redes de porte médio devem se unir para concorrer com grandes redes como McDonald’s e Habib’s, e contra o comércio formal, que vende yakissobas a R$1 pelas ruas de todo o Brasil.Para os sócios, a economia de escala irá financiar a expansão da rede. A meta é de abrir mais 110 unidades nos próximos três anos, contando as seis bandeiras.
(Estadão)