Trem-bala ligará São Paulo ao Rio de Janeiro

Atualmente com a crise no sistema aéreo em nosso país, outras alternativas de viagens ganham destaque, como os ônibus e a construção do trem-bala que ligaria São Paulo ao Rio de Janeiro. 

Trata-se ainda de um projeto que agrada a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que estava na Itália a pouco tempo atrás conversando com investidores para levar adiante a possível obra. 

A Italplan, sediada em território italiano já se programou em fazer uma parceria com a Valec, e segundo o presidente da empresa, Juquinha das Neves, o Tribunal de Contas da União já deu o aval para a obra que agora depende da aprovação da Casa Civil.

Será grande o trem, com capacidade para 855 pessoas, e saíra da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, rumo a Central do Brasil, no Rio de Janeiro. 

O custo será de R$118 e a viagem demorará uma hora e meia. Hoje o trajeto de carro ou ônibus varia em torno de cinco horas, já de avião menos de 50 minutos. O trem é de alta velocidade e custará US$9 bilhões.

Serão 403 quilômetros de extensão, e japoneses e coreanos também demonstraram interesse em participar do projeto. O leilão para decidir com quem fechar será feito no fim do ano, para que as obras comecem já no início do ano que vem.

Já existiu em um passado recente, o Trem de Prata, que era luxuoso, e que demorava oito horas até o Rio de Janeiro. O projeto do trem-bala é audacioso, o Ibama entrará em questão para o licenciamento ambiental e será uma boa solução para os imprevistos das linhas aéreas do país, que parecem não ter mais solução.