Makro vira alvo de grandes redes supermercadistas

A rede holandesa Makro desperta interesse no Pão de Açúcar e no Wal-Mart. Com um faturamento de R$4,18 bilhões em 2006, 54 lojas em todo o Brasil, e mais lojas na Ásia e na América do Sul, a rede se tornou um atrativo para as duas interessadas aumentarem seu patrimônio e partirem para a liderança do ranking de faturamento no país, hoje liderado pelo Carrefour, após a compra do Atacadão. Mas caso não compre o Makro, o Pão de Açúcar está de olho no Zaffari, do Rio Grande do Sul e no G.Barbosa de Sergipe, que juntos faturaram mais de R$3 bilhões em 2006 e levariam a empresa de Abílio Diniz novamente ao topo do ranking.
O Wal-Mart não negou interesse, mas está cauteloso, e duas empresas podem finalmente entrar no mercado nacional; a americana Costco e a inglesa Tesco, que já tentaram entrar no Brasil, não foram felizes e agora seria uma boa chance, pois o Makro é uma grande rede.
Porém o vice-presidente executivo do Makro, Rubens Batista Jr, nega tudo, ''não estamos à venda e nosso interesse é crescer na América Latina''. Inclusive Rubens voltou recentemente da Holanda e disse que a intenção de sua viagem foi a discussão com executivos da empresa, para acelerar a expansão do grupo no Brasil. A meta do Makro é abrir seis lojas esse ano, e alguns locais são preferenciais como o Rio de Janeiro, a Bahia e o Paraná.
Diferentemente dos outros atacados que visam e faturam mais o cliente comum, no Makro ele representa somente 20% do faturamento total, pois o foco do Makro é o cliente profissional.
Vamos ver o que acontece, monopólio a vista.
(Estadão)