Assolan quer ser a ''Unilever brasileira''

A Hypermarcas é a dona da Assolan, que é a empresa de João Alves Queiroz Filho, o Júnior, ex-dono da Arisco, que comprou a DM Farmacêutica, retentora de marcas famosas como: Gelol, Doril, Melhoral, Davene, Zero-Cal entre outros produtos. A compra custou US$650 milhões, e só pode ser concluída graças a parceria da empresa com um grupo de investidores mexicanos, que querem possuir 30% da Hypermarcas e ajudaram na compra com US$250 milhões para conseguirem o feito.
Segundo executivos da Hypermarcas, a intenção da empresa e de Júnior, é de transformar a marca brasileira, em uma ''Unilever'', repleta de produtos variados, em diversos setores de consumo. ''Júnior não gosta de dívidas, por isso se associou aos mexicanos'', diz o executivo.
A empresa que a Hypermarcas comprou, foi fundada nos anos 70, e ela cresceu comprando outras farmacêuticas e sempre investindo em propagandas. Em 2006, a empresa ficou na 24a posição entre as que mais investiram em publicidade, num total de R$217,3 milhões.
A Hypermarcas comprando a DM, se qualifica como uma compradora nata, pois já comprou a Assolan, adquiriu a Etti, o adoçante Finn e a Mat Inset, de inseticidas. Com a aquisição, a empresa terá um faturamento de R$1 bilhão anual.
É mais um caso de monopólio, como muitos que apresento aqui, do qual sou contra.
(Estadão)