Shopping Iguatemi monopoliza o luxo


O luxuoso shopping Iguatemi, de São Paulo conta com lojas tradicionais do mundo todo como Empório Armani, Zara, Burberys, Chanel entre outras. É o principal concorrente de shoppings elitizados como Higienópolis, Ibirapuera, Morumbi, Anália Franco, Eldorado e a região dos Jardins. Foi o primeiro shopping do Brasil, erguido nos anos 60, em plena Avenida Faria Lima, no Jardim Paulistano. Tanto poderio fez com que o Iguatemi proibisse grifes de se instalarem em outros shoppings. O motivo que a diretoria alega é sempre a mesma, de um limite padrão de 5 km de distância de lojas em relação a eles, e se a loja for tradicional, como todas do Iguatemi são, o shopping proíbe que a loja seja aberta. E quem sofre com isso é o seu concorrente mais próximo o Eldorado, que é elitizado, mas compreende algumas lojas populares em seus pavimentos. Mas o ‘’monopólio do luxo’’ vai mais longe, em setembro do ano passado a loja Clube Chocolate assinou contrato com o Iguatemi e uma das cláusulas diziam que a rede não podia se instalar no shopping Morumbi que é um concorrente luxuoso do Iguatemi.
Essa briga é antiga, mas desde 2004 o Eldorado fez uma queixa ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), reclamando sobre as proibições impostas pelo Iguatemi, as das filiais de shoppings vizinhos (cláusula de raio) e concorrentes (cláusula de exclusividade). Para o Iguatemi é interessante por exemplo só ter uma ‘’Calvin Klein’’ lá, em outros shoppings não, pois eles querem ser referência no mercado de luxo, o objetivo é ser conhecido como o endereço da Clavin Klein, exclusivo.
A briga promete, o advogado do Eldorado, José Del Chiaro já disse que recorrerá a justiça, e ele está certo, pois monopolizar onde pode abrir loja ou não, é um fator grave, pois só o Iguatemi cresce e ganha reconhecimento e os outros saem prejudicados.
(Estadão)