Pão de Açúcar quer Kolumbus

O Grupo Pão de Açúcar, retentor da rede de eletroeletrônicos ExtraEletro, quer comprar a rede Kolumbus. Atualmente o ExtraEletro conta com 50 lojas no estado de São Paulo, e passará a ter 107 com a possível aquisição da Kolumbus. Se a compra for oficializada o faturamento dessa nova rede, que mudará de nome, chegará a R$500 milhões, com participação majoritária do Pão de Açúcar.
A Kolumbus em 2005 recebeu investimentos de um grupo privado, por causa da dívida com fornecedores e bancos. Segundo o mercado, o sócio principal do projeto é o EletroDireto, rede nova, fundada em 2002 pelo empresário Ricardo Etchenique.
A fusão parece ser uma boa tanto para o ExtraEletro quanto para a Kolumbus, que nos primeiros três meses do ano, a empresa do Pão de Açúcar faturou R$64,7 milhões em receita líquida, com crescimento de 8,5% em relação ao mesmo período de 2006. Mas segundo pessoas do próprio ExtraEletro os rendimentos são insatisfatórios e para a Kolumbus também seria fraco o lucro, segundo analistas de mercado. Isso porque existe a Casas Bahia, o maior varejista de eletrodomésticos do país, com 215 lojas na grande São Paulo.
Segundo executivos tanto da ExtraEletro, o objetivo com a nova rede são as condições que geram preços mais baixos.
Novamente um caso de monopólio, com essa fusão Casas Bahia, Extra Eletro e Ponto Frio concorreram com um concorrente a menos, infelizmente.
(Estadão)