Em São Paulo, a frota de veículos cresce oito vezes mais que a população

Dados do Detran e da Prefeitura de São Paulo mostram que 500 novos carros entram diariamente em circulação aqui na cidade, isso contando somente automóveis, deixando de fora motos, caminhões e ônibus que também possuem uma representatividade significativa. 

Para se ter uma ideia, hoje temos mais carros do que via públicas. O número atual é de 5,6 milhões de veículos, um atrás do outro exigiria 21,4 mil km de vias públicas, e atualmente temos 17,2 mil.

O prefeito Gilberto Kassab quer combater a poluição, com a inspeção veicular que ainda não foi sancionada, e o objetivo é um custo zero para o motorista. 

A poluição mata pessoas, e as montadoras preocupadas com isso fazem atualmente veículos menos poluidores. 

O secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge é favorável a construção de ciclovias, e o ''ciclista'' teria um cartão que não precisaria pagar passagens e sua bicicleta ficaria guardada em um bicicletário próximo ao Metrô, ou terminais de ônibus, e assim iria ao trabalho através da bicicleta, e não de carro ou ônibus, diminuindo o número de automóveis nas ruas e não poluindo. 

Tanto o prefeito Kassab, quanto o governador Serra, são contra à extensão de horário do rodízio de carros, que prejudicaria ainda mais os motoristas.

Na verdade, o assunto é cansativo e o trânsito continua desgastante. Obrigar o motorista a deixar seu carro, que geralmente é confortável e trocar por uma lotação ou um ônibus sujo e apertado, é complicado. 

O Metrô é razoavelmente limpo, mas é lotado, assim quem tem seu veículo, prefere ir ao trabalho com o mesmo, pois o transporte público oferecido em São Paulo, é ainda problemático.