Independiente é campeão da CONMEBOL Sul-Americana 2017

O Independiente, de Avellaneda na Argentina, foi o grande campeão da CONMEBOL Sul-Americana 2017, a famosa Copa Sul-Americana, segundo campeonato mais importante organizado pela CONMEBOL, que comanda o futebol na região da América do Sul.

A final foi contra o Flamengo, do Rio de Janeiro, e após vitória na Argentina por 2 a 1, o jogo desta quarta-feira (13), terminou empatado em 1 a 1, com grande atuação do time argentino, que poderia até ter vencido a partida, pois teve chances mais claras de gol que o time brasileiro. 

Este foi o segundo título do Independiente na competição, que em 2010 havia vencido o Goiás, também do Brail, na decisão de penaltis. Na edição 2017, o time argentino eliminou o Atlético Tucumán (Argentna); Nacional (Paraguai); Libertad (Paraguai) e venceu o Flamengo (Brasil) na grande final.

Com o triunfo, o Independiente garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores do próximo ano, assim como o duelo contra o Grêmio (Brasil), pela Recopa em fevereiro, além da Suruga Bank, que será disputada em agosto do próximo ano.

O Independiente também se iguala ao Boca Juniors como maior vencedor da Sul-Americana, já que venceu também em 2010 e o rival argentinou triunfou em 2004 e 2005 e continha sendo o maior campeão da história da Libertadores, com sete títulos, um a mais que o Boca Juniors. Soma-se a esses títulos internacionais do Independiente, as duas copas Intercontinentais (Mundial de Clubes atual); três Interamericana; uma Recopa Sul-Americana; duas Supercopa Libertadores e duas copas Aldao, além de 16 títulos argentinos e seis copas da Argentina, ou seja, é uma equipe que merece respeito mundial.

Quanto ao Flamengo foi "engolido" pelo Independiente, nos dois jogos, merecia perder as duas partidas e deve sofrer na Libertadores do ano que vem, conforme o grupo que caía. 

Parabéns Independiente, por ser um dos maiores times da Argentina, da América do Sul e do mundo, além de boa sorte nas competições internacionais que disputará em 2018. 

Foto: Divulgação Facebook do Independiente