ABRAMAT tem desempenho ruim em novembro

E o índice da ABRAMAT (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção), revelou queda em novembro deste ano, após crescimento nos dois meses anteriores. Entre novembro deste ano e do ano anterior, a queda foi de 3%, mas se comparado ao mês de outubro, a baixa foi de 8,3% - deixando a queda de vendas ao ano em 5%.

"Os principais motivos pelo desempenho negativo em 2017 continuam sendo a alta taxa de desemprego, os juros altos no mercado - incluindo o Construcard - e a crise política que se alonga e prejudica a economia brasileira como um todo", acredita Walter Cover, presidente da ABRAMAT.

"A única forma de obter um crescimento relevante e sustentado da economia e do emprego é através do incremento do investimento onde a construção tem um papel central. O Brasil, além da crise política e econômica, apresenta problemas graves de infraestrutura que prejudicam todos os demais setores produtivos, do déficit de moradias, além de legislação arcaica que onera os geradores de emprego, traz insegurança jurídica e dificulta a previsibilidade por parte do investidor. O fraco desempenho da construção puxou o PIB para baixo em 2017 e se não houver mudanças urgentes o quadro se repetirá em 2018", declara Cover.