Copa do Mundo da Rússia já tem suas 32 equipes definidas

E agora, o mundo já conhece as 32 seleções que irão disputar a Copa do Mundo de Futebol da Rússia em 2.018. A primeira seleção a garantir a vaga foi a anfitriã Rússia e a última, o Peru, nesta madrugada conforme o horário brasileiro.

A edição do próximo ano não terá a Itália, que já venceu quatro vezes o torneio (1.934, 1.938, 1.982 e 2.006), e foi eliminada na repescagem para a Suécia, e também não contará com a Holanda, vice campeã em 1.974, 1.978 e 2.010, além do Chile que conta com sua melhor geração da história e os Estados Unidos, que vinham participando de forma consecutiva desde 1.990.

Os outros sete campeões mundiais estarão na competição: Brasil, Uruguai, Argentina, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha. Completam a lista de participantes, as equipes de Portugal, Bélgica, Polônia, Peru, Suíça, Colômbia, México, Croácia, Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal, Irã, Nigéria, Sérvia, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita. 

Panamá e Islândia são estreantes, e a Copa da Rússia marca o retorno de países que voltam a competição, após um longo período de ausência, como o Peru (1.982), Egito (1.990) e Marrocos (1.998).

O sorteio será feito em 01 de dezembro de 2.017, em Moscou, capital russa e os times serão divididos em quatro potes, conforme pontuação de acordo com a FIFA, podendo novamente clássicos mundiais, serem disputados já na primeira fase.

Sem saber ainda o sorteio, posso relatar um pouco sobre cada equipe, ressaltando que fiquei triste com a eliminação italiana, pois perde-se muita tradição e história, com a ausência da equipe europeia e gostaria que o Chile estivesse na Copa, para talvez fazer sua melhor exibição em um mundial.

A Rússia é a "dona de casa", mas não deve fazer um papel muito bonito na competição. Dependendo do sorteio até pode se classificar par a segunda fase, mas na minha opinião, a terceira colocação em seu grupo é o máximo que conseguirá, ou seja, será eliminada já na primeira fase.

A Alemanha é a atual campeã mundial e deve chegar pelo menos entre os quatro melhores, pois manteve a base de jogadores, possui boa reposição de peças e tem muita tradição.

O Brasil foi muito mal em 2.014, sendo eliminado de forma vexatória pela Alemanha (perdeu de 7 a 1) e agora joga de forma mais pragmática sob o comando do técnico Tite. Não encanta jogando, mas pela história deve chegar no máximo, na semifinal. 

A Argentina é a atual vice campeã do mundo e não vence uma competição de peso desde 1.993 (ganhou a Copa América). Apesar de ter Messi no time, não acredito que será campeã, portanto aposto que chegue até a semifinal.

A França está com uma geração ótima, que foi bem na última Copa do Mundo e vice na Eurocopa, portanto aponto como uma das favoritas, assim como a Alemanha, devendo chegar pelo menos na semifinal.

Completam o pote 1, Portugal, Bélgica e Polônia. Os portugueses e belgas, podem surpreender, já que estão com boas gerações e pelo menos as quartas de final, ambos devem chegar. A Polônia voltou a competição, após ter ido em 2.006 e na minha visão cairá já na primeira fase.

A Espanha está forte e deve chegar ao mínimo entre os quatro primeiros. Os outros times do pote 2, são verdadeiras incógnitas, já que conforme o grupo, podem cair no começo da competição, ou até avançarem para as etapas finais. Vejo nesta situação: Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai e Croácia.

Os outros times dos potes 3 e 4, são considerados os mais fracos conforme a FIFA, mas vejo que a Dinamarca e a Suécia, podem fazer um papel bonito na competição.

Agora é esperar o próximo dia 01, assim teremos um parâmetro melhor para qualquer tipo de análise, pois aí saberemos quais serão os confrontos da primeira fase da competição.