Programa RAMA da ABRAS tem crescimento de 23,6% em 2.016

Na manhã e tarde de ontem, no Roof Top 5, em São Paulo, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), divulgou o crescimento em 2.016 do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) - sendo de 23,6% no volume de frutas, verduras e legumes (FLV) - se comparado com 2.015.

Em 2.016 um total de 1,244 milhão de toneladas de FLV , foi rastreado, versus 1,006 milhão na mesma época em 2.015, segundo a Paripassu, responsável pela gestão técnica do programa.

O RAMA foi lançado em 2.011, e rastreia e monitora no Brasil, algo em torno de 80 mil toneladas de frutas, legumes e verduras.

"O programa é essencial para garantir a segurança do alimento. Com o RAMA, conseguimos incentivar o uso das boas práticas agrícolas e assegurar a saúde dos nossos consumidores, que é uma prioridade da ABRAS. O Programa RAMA já conquistou importante credibilidade no Brasil, e ainda temos muito a crescer", informa João Sanzovo, presidente da ABRAS.

O RAMA conta atualmente com a presença de 44 varejos, que comercializam mais de 20,5% das vendas totais de FLV no Brasil, sendo que de forma contínua, 81 produtos são rastreados, do total de 290 itens monitorados.

Durante o evento, foi realizado também a segunda edição do Prêmio Destaque Rama, homenageando importantes nomes pela contribuição ao programa no ano passado.

Na categoria Varejo, os vencedores foram: Angeloni, Carrefour e Supermercado Nordestão. Em Varejo de Pequeno Porte, Zabot Supermercados se destacou.

A Parceria ficou com a GS1 e na categoria Produtor/Distribuidor, os nomes são: Cea Rosa Vegetais, Trebeschi Tomates e Le Cultive.

A Personalidade do Ano foi Alberto Yoshida e o Órgão Governamental de 2.016, destaque para Helinton Rocha - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

Um pouco da solenidade e premiação (Fotos: Renato Galvão)
Belíssimo espaço de network e almoço