Este ano não haverá o Clássicos do Brasil

E esse ano, infelizmente, não haverá o Clássicos do Brasil, importante evento automotivo que se iniciou em 2.015, na cidade de São Paulo, mostrando veículos nacionais e importados de décadas passadas.

O organizador do evento enviou uma nota explicando o motivo da ausência do evento, mas garantindo que em 2.018, a terceira edição do Clássicos do Brasil, ocorrerá normalmente. 

Por José Ricardo de Oliveira 

"Convivo com carros antigos desde os 15 anos de idade e sempre fui muito apaixonado pelos nacionais. O que me atrai são as histórias que o carro tem e que estão diretamente ligadas a história do nosso país, além das interessantes memórias que relacionam o automóvel com as famílias brasileiras. 

Em todos os eventos que participei tentei de alguma forma colocar o carro nacional em um pedestal, mas os promotores de eventos não enxergavam desta forma. Eu queria fazer mais pelo carro nacional! 

Assim, idealizei um evento onde os carros nacionais tivessem o seu próprio palco e onde suas vedetes pudessem ser reconhecidas com seu devido valor perante aos colecionadores do Brasil. O Clássicos Brasil foi lançado em 2015 no Clube Hípico de Santo Amaro, um espaço extremamente nobre na cidade de São Paulo e desta forma teríamos um evento de carros nacionais com grande estilo. 

O espaço, a qualidade dos carros expostos, a montagem, a apresentação ao público e muitos outros detalhes mostraram a todos que era uma mostra de carros que marcaram uma época e ajudaram a construir o Brasil. 

A duras penas saiu a edição de 2016, mas com uma atração para lá de especial: mostramos o único carro de Formula 1 construído em nosso pais, que poucas pessoas tiveram acesso durante todos estes anos. 

Confesso que fiquei muito surpreso com o baixíssimo número de carros das grandes montadoras presentes nestas duas edições. 

Com uma crise política acentuada, poucas empresas sobraram com fôlego para investir no Salão do Automóvel no fim de 2016 e não dispuseram de verba para investir nos eventos menores em 2017. 

Como idealizei um evento com uma proposta inovadora e segmentada para o carro nacional, acredito que terá mais sucesso se realizado de forma Bienal. 

Acredito na proposta do evento e vou continuar enfatizando aos antigomobilistas e entusiastas que o Clássicos Brasil é o grande palco para os carros nacionais. 

Agradeço a FBVA, Chrysler Club do Brasil, Baterial CRAL, Rodas Scorro, BRASC Construtora, Camargue Capital e New Dog Hamburgueria por nos apoiarem nestas duas edições, além de todas as pessoas que participaram, opinaram e ajudaram na formatação do evento. 

Em 2018 estaremos com mais forca e empolgação para realizar um grande evento. Até lá", finaliza o organizador.

Chevrolet Las Vegas, um dos destaques do evento em 2.016 (Foto: Thiago Capodanno - VGCOM)