Atlético Nacional e Independiente del Valle, farão a final da Libertadores da América 2.016

E a final da Copa Libertadores da América 2.016, será entre o Atlético Nacional, da Colômbia e o Independiente del Valle, do Equador.

Surpreendente em certo aspecto, a final desse ano reúne um time colombiano, que foi campeão em 1.989, vice em 1.995, contra um equatoriano que nunca se destacou em competições internacionais e que vem ganhando espaço no cenário local, nos últimos anos. 

Na primeira fase o Atlético Nacional, no mesmo grupo de Huracán, Peñarol e Sporting Cristal - venceu todos os jogos e na fase decisiva, eliminou o Huracán, o Rosário Central e o São Paulo. 

Já a surpresa Independiente del Valle, eliminou o Guarani do Paraguai na primeira fase e no setor de grupos se classificou em segundo, atrás do Atlético Mineiro e a frente do Colo-Colo e Melgar. No "mata mata", eliminou o River Plate, Pumas e o Boca Juniors. 

A primeira partida da final será agora na quarta-feira (20), no Equador e a última partida da Libertadores 2.016, será na quarta-feira (27 de julho), na Colômbia. 

Se o Atlético Nacional for campeão será seu segundo título na competição, garantindo a equipe no Mundial de Clubes no fim de ano, sendo por sinal, a terceira conquista da Colômbia.

Se der Independiente del Valle, a equipe entra para a galeria de grandes da Libertadores e ainda garante passagem para o Mundial de Clubes em dezembro. Vale ressaltar que seria a segunda conquista do Equador na competição.

Torcerei para o Independiente del Valle, mas sinto que o Atlético Nacional é o time mais preparado, jogando um futebol de alto nível e moderno, no estilo que jogam atualmente na Europa, mas deve-se respeitar uma equipe que eliminou na mesma competição os argentinos River Plate e Boca Juniors.