Licitação do Expresso Jundiaí é aprovada

Semana passada o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou a licitação para o Expresso Jundiaí, que ligará o município interiorano, até a Água Branca, na zona oeste da cidade, próxima a região central.

O projeto e a obra terá custo de R$3,2 bilhões, e apenas após esses estudos, saberão se as desapropriações serão necessárias. 

De acordo com Alckmin, essa nova linha terá o mesmo traçado até Perus, na zona norte e após esse distrito, seguirá em novo trecho, com quase oito quilômetros há menos. A previsão é que o percurso seja de apenas 25 minutos.

Ao todo serão 47 quilômetros de extensão e ambas paradas (Jundiaí e Água Branca) - terão suas estações e plataformas modernizadas, podendo essa linha - se integrar com as outras da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Metrô - através do Bilhete Único.

A nova linha deve estar pronta entre os anos de 2.016 e 2.017. Na minha visão, o que não dá para entender é o motivo do trem não sair em São Paulo, nas estações Barra Funda ou Lapa, de movimento extremamente maior que a Água Branca.